Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Mafra Sempre - Site Não Oficial do Palácio Nacional de Mafra


[...] fale por todos aquela maravilha erigida em Mafra consagrada ao insigne Português Santo António, porque basta esta para El-Rei perpetuar o seu nome na eternidade de seus mármores [...]. Cedam finalmente todas as sete maravilhas do mundo, porque os fins das suas erecções não foram decorosos a seus fundadores e o fim daquele magnífico Convento foi tão glorioso a quem o fundou, quanto nos manifestam hoje os afectuosos Cultos e Religiosos obséquios que nele fazem a Deus os esclarecidos Filhos do grande Patriarca S. Francisco [...]



Total de visitas: 43018
Curiosidades

 

 

 

  • Embora D. João V não tenha vivido neste palácio, vivia no Paço da Ribeira, deslocava-se a Mafra no dia do seu aniversário e nessa altura toda a corte o acompanhava. Ouviam missa e participavam na cerimónia do beija mão que tinha lugar na sala do trono.

 

  • O único rei que viveu durante um ano em Mafra foi o D. João VI, antes de ir para o Brasil na altura das Invasões Francesas, em 1807. Este palácio foi usado em pequenas temporadas, quando a família real vinha caçar à Tapada de Mafra.

 

  • O rei D. Carlos, quando não lhe apetecia sair para caçar, subia as escadas e caçava pombos no terraço, sentado comodamente numa cadeira fazia pontaria aos pombos…

 

  • A sua mãe, a rainha D. Maria Pia quando vinha a Mafra exigia que lhe trouxesse o piano em que gostava de tocar, assim, para que não desafinasse vinham 8 homens a pé, do Palácio da Ajuda, carregando o piano às costas. O primeiro elevador instalado num palácio foi o de Mafra e era conhecido como a Caranguejola. Só funcionava com 10 homens a puxar os cabos. Rapidamente deixou de ser usado e foi desmantelado…


  • D. Manuel II dormiu a última noite em Portugal no Palácio de Mafra, antes de embarcar para o exílio na praia da Ericeira. Sabemos que ele dormiu um sono muito descansado, apesar da grande movimentação republicana, porque o médico que o acompanhou lhe deu medicação bastante forte para o obrigar a dormir. Conta-se também que os príncipes aprenderam a andar de patins na Biblioteca de Mafra. Poderá conhecer estes e muitos outros episódios da nossa história, numa visita ao Palácio Nacional de Mafra.